quarta-feira, 19 de março de 2014

O Senhor se rirá deles...

“Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vàs? Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo: Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas. Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.” Salmos 2:1-4
Há uma aparente liberdade. Segue-se o que se deseja seguir. Os homens se perdem em suas superstições, ciências, ideologias etc. São levados a seus caminhos tortuosos e conspiram contra o Messias.

Temos duas considerações importantes sobre nossa realidade:

O Pecado original: em todos gerou a morte, a depravação da nossa natureza, trouxe as calamidades e todos os prejuízos ao mundo, além da condenação dos homens.  Os que são remidos pela fé em Cristo são livres da condenação e do poder do pecado, contudo ainda são sujeitos a pecar por sua natureza, mas tem justificação na obra consumada na cruz.

A Graça Comum: “Graça comum é a graça de Deus pela qual Ele dá às pessoas bênçãos inumeráveis que não são parte da salvação” -  Wayne Grudem. Tanto os ímpios quanto os remidos são beneficiados por ela.  A vida terrena, o raiar do sol, a chuva, as colheitas, a capacidade física, moral, intelectual, a criatividade entre muitas outras coisas, estão incluídas nela.

Dessas considerações temos que no presente tantos os justos quantos os injustos estão sujeitos às mesmas coisas que ocorrem na terra.

“Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste.” 2 Pedro 3:3-5
Ouvi uma infeliz declaração dias atrás: “Vocês acham que Deus governa o mundo? Não, o dinheiro governa o mundo”.  Naquele momento veio a minha mente: “O Senhor se rirá deles”.

O fim se aproxima – que bela palavra: “fim”. O dia do “grande trono branco” vem chegando, o juízo final. As nações se lamentarão. 

“Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; (...)” 2Pedro 3:10.

Então contemplaremos o que é a realidade, e não o que é em parte, o que é vaidade.

Ai dos que conspiram contra Deus e o Seu Ungido. Porém os remidos tem gloriosa segurança, não em seus méritos, mas no sacrifício de Jesus.

2 comentários:

  1. Danilo,

    Texto muito bom e interessante, meu irmão, primo e amigo. rs

    Sabe, já há vários dias medito a respeito de COMO a mensagem do Evangelho chegou até nós.

    Digo isto porque, mesmo dentro da graça comum, fomos abençoados de maneira que temos famílias estruturadas, boa educação e não sofremos fatores extremos que nos fizesse balançar.

    Digo por exemplo, aqui na Irlanda um grande obstáculo para falar de Jesus Cristo é o escândalo que os padres pedófilos fizeram na sociedade. A primeira coisa que falam é "Como Jesus pode permitir que uma criança inocente seja molestada por um homem que diz servi-Lo?"

    É um argumento fortíssimo. Podemos ir na Bíblia e mostrar que os homens são caídos, mas de cara vemos que o caminho é árduo e espinhoso.

    Nisto eu compreendo, mesmo de forma teórica que muitos dos ateus deste mundo são na verdade pessoas que foram "marcadas" e sofreram pela religião.

    É aquela máxima, o maior inimigo do Evangelho de Cristo é a "Religião Cristã".

    Nisto até compreendo uma fala como "Quem governa o mundo é o dinheiro". Compreendo a angústia atrás desta frase. A decepção com a religião, mas ao mesmo momento um clamor profundo dizendo: "COMO EU QUERIA UM DEUS PARA CRER, MAS O 'DEUS' QUE A RELIGIAO ME APRESENTA EU NAO CONSIGO CRER".

    Me compreende?

    Então por estes eu oro. Te confesso meu primo-de-sangue querido, porém irmão caçula na fé, que aprendi a orar por estes que ignorantemente blasfemam contra o 'Deus' da religião, para que o DEUS verdadeiro se revele a eles.

    E que eu nunca venha a ser um impedimento à estes, porém se o Altíssimo quiser usar de mim para que estes encontrem Jesus, que assim seja feito.

    E como uma frase atribuída a Agostinho, porém ninguém sabe se o é ao certo, diz:

    "Pregai o Evangelho sempre. Se necessário, usai palavras."

    Um abraço com carinho do teu primo.

    A paz de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém meu caro primo HP.

      Concordo com você! É nosso dever orar pelos homens e anuncia-los a verdade do Evangelho. Gostei da frase que você citou do Agostinho.

      Certa vez, um amigo ateu (pelo qual tenho grande estima), resolveu me testar, fez-me a pergunta: “Você acredita em Deus?” Ele esperava que eu, desprezando sua indagação, respondesse: “LÓGICO, CLARO QUE EU ACREDITO!” Na verdade a pergunta me soou com grande impacto, na minha mente passou mil e um pensamentos, tentei achar uma maneira de como mostrar para ele que Deus existe e minha resposta foi um simples: “acredito”, o que o deixou impressionado.

      Segundo ele, caso eu respondesse como ele esperava, indicaria que eu não passava de mais um alienado religioso. Como respondi de uma maneira que respeitava sua opinião e não como se fosse uma coisa óbvia, desse dia em diante ele passou a ter um tremendo respeito pelas pessoas que professam crença.

      Na verdade eu sei que a crença em Deus realmente não é algo óbvio para raciocínio lógico humanista.

      Estou com o tempo muito limitado esse semestre – e esse é um dos motivos da escassez de postagens – o que eu quis expressar no texto é que é vão aos homens durante o silencio divino se rebelarem através de seus próprios caminhos contra o Altíssimo, enquanto o domínio universal está nas mãos de Deus que no tempo devido manifestará sua justiça contra a “rebelião” deles.

      Paulo também se rebelava contra Deus (ainda que tivesse em si que estava fazendo um bem) até que o Senhor o confrontou com sua Graça: “E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.” Atos dos Apóstolos 9:5. Daí está a necessidade da nossa oração e da pregação do evangelho.

      Pena que o tempo e meio eletrônico me limitam a possibilidade de me expressar melhor... Um grande abraço primão. Paz de Deus
      ;)
      Danilo

      Excluir