Por Danilo Souza
Tenho esse assunto por fundamental para uma melhor compreensão do evangelho e do cristianismo em geral.
“Tornei a levantar os meus olhos, e vi, e eis um homem que tinha na mão um cordel de medir. E eu disse: Para onde vais tu? E ele me disse: Vou medir Jerusalém, para ver qual é a sua largura e qual o seu comprimento. E eis que saiu o anjo que falava comigo, e outro anjo lhe saiu ao encontro. E disse-lhe: Corre, fala a este jovem, dizendo: Jerusalém será habitada como as aldeias sem muros, por causa da multidão dos homens e dos animais que haverá nela. Pois eu, diz o Senhor, serei para ela um muro de fogo em redor, e para glória estarei no meio dela.” Zacarias 2:1-5
A Verdadeira Igreja de Deus não se constitui em quatro paredes, nem em denominação religiosa, ela
![]() |
Vista interna Catedral de Saint-Pierre Genebra |
vai muito além do alcance de nossas vistas. Ela é constituída por todos os regenerados pelo Espírito Santo, justificados pelo sacrifício de Jesus, O qual os adotou como filhos ao Criador.
Não podemos limitar a Igreja, pois seu limite não pertence a nós, somente o Senhor o pode fazer, pois Ele é seu “Muro de fogo em redor” e a “Glória no meio dela”. Não temos condição de limitar o Espírito de Deus, pois Ele operar a Seu prazer e vontade, Ele opera onde quer e conforme quer. Como a água que escorre pelos vãos entre os dedos ou como o vento que não sabemos de onde vem ou para onde vai, assim é Ele. Por isso a Igreja não se limita a denominações, povos, costumes, padrões, etc.
Por outro lado, muitos membros formais de denominações, por mais “fiéis” que pareçam ser, ainda que participantes dos sacramentos, provadores das bênçãos e dons espirituais, podem estar fora da Igreja, caso não sejam renascidos do Espírito (ver Ev. João 3:1-21).
No Apocalipse, capítulo 7, a Igreja é demonstrada de duas maneiras: a representação de como é vista pelo Criador e depois de como ela é apresentada aos homens.
A representação de como ela é ao Criador, nos é mostrada através dos 144.000 descritos como das tribos de Israel. Para Deus, a Igreja tem um número bem preciso de membros, pois Ele que os amou e os predestinou desde a eternidade. Seus planos não podem ser frustrados.
Já em relação ao nosso entendimento, os versos seguintes a descrevem como “uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos.”